Idealizado por um historiador da cidade, ainda na década de 70, o Cenário Bíblico Monte das Oliveiras começou a ser construído em 1983 e, desde então, é administrado pela associação filantrópica Apóstolos de Cristo. Por meio de doações, uma verba anual da prefeitura municipal e a taxa de R$ 5 para a entrada, que é cobrada durante o ano, a associação levantou aos poucos os monumentos religiosos de Jerusalém. No local estão representados o Deserto, os Patriarcas, as Tabulas da Lei, o Calvário, a Gruta de Belém , a Mesa dos Apóstolos, o Muro das Lamentações, entre outros. De acordo com o diretor da associação, Marcelo Domingos Ferreira, está prevista ainda a construção da Torre de Babel e a Arca de Noé.

Uma área de 90 mil metros, vários monumentos da cidade de Jerusalém, em Israel, seguindo a cronologia da vida de Jesus. No local estão representados cenários e personagens como o deserto, os patriarcas, as tábuas da lei, o calvário, a gruta de Belém, a mesa dos apóstolos, o muro das lamentações, entre outros. Inserida no Monte das Oliveiras está a Fortaleza de Antônia, uma casa de orações criada para receber grupos religiosos durante todo o ano. “A Fortaleza é muito procurada por religiosos de todo o mundo”, afirma Ferreira. Ele conta que já passaram por lá pessoas de mais de 20 estados brasileiros e 15 países. No espaço são realizados freqüentemente retiros espirituais e encontros religiosos. São cinco quartos coletivos e duas suítes que abrigam, juntos, até 50 pessoas.


Segundo o presidente da associação, Marcelo domingos Ferreira, o ambiente histórico foi criado com o objetivo de oferecer às pessoas um local de reflexão e estudo bíblico e que hoje também serve de palco para que os visitantes vejam o nascimento e a Paixão de Cristo. “Todos os meses do ano recebemos visitantes de várias crenças e diversas partes do país e do exterior para conhecer o espaço, refletir e participar de retiros espirituais.

 

 Inserida no Monte Das Oliveiras a fortaleza Antônia e uma casa de orações criadas para receber grupos religiosos o ano todo;

A Fortaleza e procura por muitos religiosos do mundo todo, segundo o presidente, ela afirma que passaram por lá pessoas de mais de 30 estados Brasileiros e 25 países.

No espaço são realizados frequentemente  retiros espirituais e encontros religiosos, são cincos quartos coletivos e duas suítes que abrigam, juntos, até 50 pessoas.

Durante a semana santa quem assiste a encenação do teatro da Paixão de Cristo se sente parte do espetáculo.